O que é custo de aquisição?

O que é custo de aquisição?

O que é o Custo de Aquisição de Clientes?

O custo de aquisição de clientes refere-se ao investimento médio de esforços diretos para conquistar clientes. Na maioria das empresas, as áreas que atuam diretamente nesse processo são marketing e vendas, mas podem ser diferentes dependendo do negócio.

Exemplo: se seu investimento direto na aquisição de clientes totaliza 10.000 reais por mês e você tem 20 clientes, seu CAC é de 500 reais.

Vale ressaltar também que o cálculo leva sempre em consideração os investimentos e novos clientes no mesmo período.

O custo de aquisição de clientes é calculado mensalmente, mas é importante considerar algumas mudanças repentinas esporadicamente. Por exemplo, se você contratar dois outros vendedores todos os meses, o CAC deve aumentar porque é improvável que eles atraiam clientes no primeiro mês de trabalho. Mas com o tempo, o valor se estabilizou novamente.

O que é custo de aquisição?

Para que serve o custo de aquisição?

Conforme mencionado anteriormente, o custo de aquisição de clientes é um investimento. Não importa em qual segmento de público você esteja, você precisa gastar algum dinheiro para atrair públicos em potencial.

Principalmente quando o negócio está começando, é importante ter uma estratégia que atraia os primeiros clientes. Em breve, esses consumidores poderão atrair mais pessoas diretamente ou como histórias de sucesso.

Por todas essas razões, o custo de aquisição não pode ser ignorado. No entanto, existem alguns métodos estratégicos que permitem definir metas da melhor maneira e, assim, alcançar mais resultados.

O que é custo de aquisição?

Por que calcular o Custo de Aquisição por Cliente?

Primeiro, o valor do CAC trará mais visibilidade ao seu negócio. Você saberá com mais precisão se o investimento em sua campanha está valendo a pena.

Além disso, o custo de aquisição de cada cliente também é importante para comparar o valor de outros mercados e o desempenho das atividades dos concorrentes.

Afinal, se uma empresa no mesmo ramo que você investe o dobro do que você investe, isso não deveria ser considerado?

Por fim, ainda podemos falar sobre a situação financeira. Com um CAC equilibrado e o mais baixo possível, você tem a oportunidade de economizar e alocar investimentos no lugar certo.

O que é custo de aquisição?

Como calcular o CAC?

A fórmula para calcular o custo de aquisição do cliente é simples:

CAC = Investimentos na aquisição de clientes / número de clientes conquistados

Considere um certo período.

Portanto, se uma empresa aumenta seu investimento em marketing e vendas em um total de R $ 1 milhão em um ano e conquista 400 clientes, então substituímos a fórmula por:

CAC = 1.000.000 / 400 = R$ 2.500

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